O Homem de Aço (Zack Snyder, 2013)

mos

[62,50]

O otimismo era imenso na ocasião do anúncio do filme. Com argumento de David Goyer e Christopher Nolan (Trilogia do Cavaleiro das Trevas) e direção de Zack Snyder, esse hype foi multiplicado pelos posters e sensacionais trailers. Esse Superman tinha tudo para dar certo e se libertar de vez do ano de 1978. Tudo não passou de um alarme falso.

Apesar da boa ideia em ambientar a produção com tom sci-fi, o filme exagera em muitas escolhas. Krypton foi avatarizado demais, algumas justificativas são dispensáveis para um alienígena, o abuso nos efeitos visuais é desmotivante e a destruição no final passou do tolerável. Resolveram seguir a linha da Marvel Studios (que só acertou em “Os Vingadores”)?

O Super-Homem de Henry Cavill é bom, mas peca no carisma.  Amy Adams, Russell Crowe, Laurence Fishburne e Diane Lane estavam apagados. Apesar da ótima atuação, o vilão de Michael Shannon não saiu como esperado. O destaque mesmo ficou por conta de Kevin Costner que quase rouba o filme em uma cena emocionalmente dramática.

Inspirada em Emmanuel Lubezki, a fotografia de Amir Mokri é linda. Já a narrativa não-linear, que tanto funcionou em Batman Begins, faz um desserviço ao filme. Isso prejudicou bastante a montagem de David Brenner. O roteiro de David Goyer é vazio e jamais deveriam ter deixado ele sozinho em algo desse porte. A trilha sonora do grande Hanz Zimmer ficou apagada dessa vez. Faltou criatividade.

Nas adaptações para o Cinema, sejam de teatro, livro ou graphic novel, nunca foi essencial seguir as obras originais. A polêmica decisão do diretor em relação ao viés moral do herói no final, por mais que ele já tenha feito isso nos quadrinhos, está fora da aura de Kal-El que o mundo abraçou. Que “O Homem de Aço” possa, pelo menos, ser o pontapé inicial para o Universo DC no Cinema. Esta é única esperança que fica.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cinema, Crítica, Observar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s