Além da Escuridão – Star Trek (J.J. Abrams, 2013)

stid[80,00]

Primeiro de tudo é preciso parabenizar a Paramount Brasil por ter disponibilizado pré-estréias no Rio de Janeiro e São Paulo. Que essas cópias possam ser exibidas em outras cidades do país nas próximas três semanas. Será injusto com os fãs da série caso isso não aconteça.

É bastante difícil realizar algo que agrade todos os tipos de público. Mas J.J. conseguiu isso mais uma vez. “Além da Escuridão” tem o verdadeiro pedigree dos anos 80 (“Super 8” é vira-lata). Aqueles filmes tão rasos como uma piscina de plástico, mas que as histórias nos falavam à essência.

Se o roteiro tem seus problemas, ainda que o diretor tenha a oportunidade de consertá-los, a culpa não deve ser de Abrams. Ela recai sobre Roberto Orci, Alex Kurtzman e Damon Lindelof. Muito criticado por “Cowboys & Aliens” e “Prometheus”, Lindelof parece que gosta de comer mosca na hora do polimento.

Em um dado momento, uma situação é dada de mão beijada para a equipe. Em um outro, a resolução de um problema era mais simples do que apresentado. E o destino de uma personagem poderia ter sido mais significativo e dramático. Mas a experiência de ver esse filme no Cinema, da forma como ele foi conduzido, consegue deixar esses equívocos menos importantes.

É um universo rico e querido por milhares de pessoas. As relações da tripulação, as viagens espaciais e os aprendizados… Tudo isso acaba de ser contretizado por, pelo menos, mais 47 anos! Uma pena que o diretor não estará no leme quando o estúdio der o pontapé inicial na pré-produção do terceiro filme. Que a Paramount tenha bom senso na hora de bater o martelo.

Seja lá quem for o próximo capitão da franquia, ele precisa respeitar os últimos frames deste filme. Pelo que Kirk e sua família já passaram até agora: de forma ainda mais emocional dessa vez, em velocidade de dobra, a Enterpise parte rumo as fronteiras do espaço sideral. Arrepiante.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Cinema, Crítica, Observar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s